Auditoria de Redes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

As redes informáticas são uma componente crítica da infra-estrutura de uma organização e o principal alvo de qualquer tentativa de ataque malicioso. Conhecer o estado de operacionalidade e vulnerabilidades da rede, de modo a evitar complicações, causadas por fatores externos ou internos, deve ser uma prioridade das empresas.

Contudo, uma auditoria de redes representa um trabalho específico e sofisticado, cuja qualidade só pode ser garantida por especialistas na área. Assim, a SPQR assume-se como o parceiro ideal para realizar este serviço.

Por que a Security Polices Qualified Rangers?

  • Empresa especializada nas áreas de segurança, desempenho e fiabilidade, no contexto da infra-estrutura, serviços e aplicações.
  • Experiência comprovada em inúmeros projetos similares.
  • Serviço profissional efetuado por uma equipa altamente treinada e motivada.
  • Capacidade de implementação de quaisquer medidas recomendadas no processo de auditoria.

Uma auditoria de rede permite obter um conhecimento total do estado atual da rede, identificando qualquer vulnerabilidade que possa estar relacionada com uma possível falha de componentes, com uma intrusão ou ataque malicioso, assim como oportunidades para otimização e melhorias de desempenho.

Após a auditoria, a Security Polices disponibiliza um conjunto de recomendações que permite à organização responder a qualquer situação ou planear futuras implementações.

Benefícios

  • Maior segurança: identificar e resolver vulnerabilidades, tomar ações preventivas contra ameaças.
  • Estabelecimento de prioridades: identificar quais são as questões que podem afetar um negócio e quais as mais urgentes a resolver.
  • Redução de custos: evitar investimentos desnecessários, prevenindo gastos com a resolução de potenciais problemas.
  • Maior produtividade: adaptar a estrutura de rede e suas regras às necessidades reais, sem comprometer a segurança.

Momentos da análise de redes

Análise Física

Nesta componente inicial, será efetuado um levantamento total dos equipamentos passivos e ativos da rede informática, salientando quaisquer problemas de desempenho ou fiabilidade. Serão ainda definidas recomendações para as melhores práticas em termos de desenho da arquitetura da rede física.

Análise Lógica

A análise lógica compreende a identificação das redes existentes, do seu tipo e função principal (rede de servidores, DMZ, rede interna, etc.). As redes serão ainda sujeitas a um varrimento exaustivo, identificando os equipamentos e serviços presentes. Também serão identificados  serviços alojados no exterior (Websites, email, DNS, etc.).

Análise de Segurança

Para além da otimização do desempenho e da fiabilidade, a detecção de vulnerabilidades existentes é essencial. A análise procurará detectar os problemas de segurança mais conhecidos e irá identificar as políticas de controlo adequadas (segurança, acesso à Internet e proteção antivírus).

A maioria das auditorias de rede revela oportunidades de melhoria imediatas, permitindo uma otimização da infra-estrutura que reduz a sobrecarga operacional. A informação adquirida através de uma auditoria pode ser essencial para atingir determinados objetivos de negócio.

Com uma prevenção proativa podem evitar-se problemas criados por infra-estruturas desatualizadas. Estas infra-estruturas inadequadas podem causar vários tipos de danos, econômicos ou funcionais. Uma auditoria de rede permite tomar ações preventivas para resolver essas situações e evitar potenciais riscos.

Uma auditoria de rede  pode ter um impacto profundo nas perspectivas da empresa.